quarta-feira, 29 de outubro de 2008

20 Anos Do Maior Sucesso da Sega!Mega Drive!!!

Sim Amigos Do Blog Planeta Games Brasil!Estou Aqui Para Trazer Uma Boa Noticia (Logico,Para Alguns ^^).O Console Mais Famoso da Sega Faz 2 Decadas!Sim Amigos!O Saudoso Mega Drive Faz 20 Anos de Vida!Segue abaixo a Noticia do Site Oul (http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2008/10/29/ult530u6412.jhtm)

29 de outubro de 1988. Há exatos 20 anos, a Sega lançava o Mega Drive, videogame de 16 bits que se tornaria seu console de maior sucesso comercial. O aparelho foi uma séria ameaça à hegemonia da Nintendo na década de 90, principalmente nos Estados Unidos. O Mega Drive também é um console querido entre os brasileiros: lançado pela Tec Toy, até hoje tem lançamentos no país, sendo um dos videogames mais vendidos no território nacional. Estima-se que 29 milhões de unidades foram vendidas pelo mundo inteiro, sendo dois milhões no Brasil.

O antecessor Master System teve razoável sucesso principalmente na Europa e, depois, no Brasil, mas não chamou a atenção dos japoneses e norte-americanos, para os quais o NES era absoluto - a ponto de o termo Nintendo ser sinônimo de videogame. Por outro lado, a Sega gozava de grande popularidade nos fliperamas. Então, a companhia decidiu fazer um videogame que utilizasse a mesma arquitetura de seus games para fliperama, para que a conversão desses jogos fosse a mais fácil possível. Os processadores principais eram um 68000 de tecnologia Motorola e um Z-80 da Zilog, o que garantia compatibilidade, através de um cartucho especial, com games para Master System.
Assim, o Mega Drive chegou ao mercado japonês em 29 de outubro de 1988. Nos Estados Unidos, onde foi batizado de Genesis (a companhia não conseguir os direitos do nome Mega Drive, registrado por outra empresa), o console saiu em 14 de agosto, e na Europa, em 20 de novembro de 1990.

Os primeiros sucessos do Mega Drive foram seqüências de games para fliperamas, como "Super Thunder Blade" e "Space Harrier II". Logo vieram as conversões: "Altered Beast", "Golden Axe" e "Ghouls 'n Ghosts". Um dos primeiros jogos originais de destaque foi "Revenge of the Shinobi", também continuação de um game para arcade, que mostrou o potencial do novo console, com efeitos gráficos e qualidade de som - a trilha sonora é de Yûzo Koshiro, que viria a se tornar um dos principais compositores de games na década de 1990 - inimagináveis para a época.

O console também deu seqüência ao legado do RPG "Phantasy Star", cuja continuação saiu em 1989. Curiosidade: o primeiro jogo, para Master System, foi um dos primeiros games traduzidos para o português pela Tec Toy.

A batalha pelos EUA

Embora o Mega Drive nunca tivesse ameaçado a hegemonia da Nintendo no Japão, uma campanha de publicidade agressiva da divisão americana da Sega geraria frutos. Para combater a Big N e seu NES nos Estados Unidos, a Sega lançou uma famosa série de anúncios, com uma mensagem bem clara - "Genesis does what Nintendon't" ("O Mega Drive faz o que a Nintendo [NES] não faz") -, marcando as diferenças de experiências entre o videogame de 8 bits da companhia de Kyoto e o Mega Drive, com jogos semelhante aos dos fliperamas, tidos como mais avançados.

Por outro lado, a Nintendo tinha os direitos de adaptação da maioria dos games para arcade, então, a Sega apostou em celebridades para estampar seu nome e usar sua imagem nos games, casos de "Moonwalker", com Michael Jackson, e "James Buster Douglas Knockout Boxing", trazendo o boxeador que imprimiu a primeira derrota ao então invicto Mike Tyson, em 1990. Mais tarde, o piloto Ayrton Senna seria estrela de "Monaco GP II".

No ano seguinte, em 1991, a Sega apresentou sua maior arma contra a Nintendo: "Sonic the Hedgehog", que viria a ser a principal mascote da companhia e o rival de Mario, símbolo da Nintendo. O diferencial do game era sua velocidade espantosa, que a Sega cunhou de "blast processing" ("processamento de rajada"), uma estratégia que pegou em cheio o calcanhar de Aquiles do Super Nintendo: no começo, seus games, apesar de trazerem efeitos gráficos incríveis (o chamado "mode 7"), pareciam rodar em câmera lenta, casos de "Gradius III", da Konami, e "Final Fight", da Capcom (apesar de os games da Nintendo, como "F-Zero", esbanjassem velocidade). Assim, quando o Super NES chegou aos Estados Unidos, no terceiro trimestre de 1991, encontrou um Mega Drive estabelecido no mercado, e a Nintendo teve grande dificuldade para superá-lo. O ano ainda teve títulos de peso como "Road Rash" e "Streets of Rage".

Mega Drive no topo

Entre 1992 e 1993, a Sega viveu dias de glória, com o lançamento de clássicos como "Sonic 2", "Kid Chameleon", "Landstalkers", "Streets of Rage 2", "Thunder Force IV, "Aladdin", "Ecco the Dolphin", "FIFA International Soccer", "Flashback", "NBA Jam", "Out of this World", "Prince of Persia", "Shining Force" e "Street Fighter II: Special Champion Edition". Particularmente, dois episódios marcam a Sega em 1993. Em primeiro lugar, sua versão de "Mortal Kombat" vendeu mais que a de Super Nintendo, que não trazia sangue e os "fatalities" foram modificados para golpes menos violentos. Depois, foi a estréia da companhia mais venerada no console: a Treasure. Formada por ex-integrantes da Konami, a produtora esbanjou tecnologia em seus games, trazendo efeitos que até então eram possíveis apenas no Super Nintendo (e no Sega CD). Seu "Gunstar Heroes", título de estréia da companhia, é considerado um dos melhores games para o Mega Drive.

No entanto, o Mega Drive não teve sorte com acessórios. O Sega CD, lançado em fins de 1992 nos Estados Unidos, teve vendas apenas razoáveis: seis milhões pelo mundo. O aparelho careceu de bons jogos, apesar de trazer alguns clássicos, como "Sonic CD", a série de RPG "Lunar" e uma excelente adaptação de "Final Fight". O 32X, que dava mais "poder" para o console, permitindo games com gráficos poligonais, teve pior sorte: vendeu apenas 200 mil unidades e morreu rápido com uma biblioteca insignificante, em quantidade e qualidade.

Em fins de 1994, a Sega lançou o Saturn, deixando de lado o Mega Drive. Embora tenha brigado de igual com o PlayStation da Sony no começo, se viu superado pelo rival. Seu próximo console, o Dreamcast, seria o último produzido pela companhia, que depois se retirou do mercado de hardware, dedicando-se apenas aos negócios de produção e publicação de games.

Quem quiser conhecer o legado do Mega Drive, é possível fazê-lo no Wii, através doo Virtual Console, que vende por downloads alguns dos principais games para o 16 bits da Sega (e de outros consoles antigos). O Xbox Live Arcade, do Xbox 360, também tem alguns títulos do videogame, como "Sonic the Hedgehog".

No Brasil
Numa época em que a Playtronic ainda não havia lançado o Super NES no Brasil, o Mega Drive chegou a ter 75% do mercado nacional de games. A Tec Toy fez muitos esforços para emplacar o videogame da Sega, como a já citada tradução de "Phantasy Star" para Master System, e a produção de games originais.

Embora alguns sejam fruto de modificações gráficas - "Turma da Mônica na Terra dos Monstros" é baseado em "Wonder Boy in Monster Land" - a companhia também produziu jogos do zero, como "Duke Nukem 3D", baseado num clássico para PC, "Férias Frustradas do Pica-Pau" e os dois games de "Show do Milhão".

Estima-se que o Mega Drive vendeu dois milhões de unidades no país. Recentemente, a companhia lançou uma nova versão do Mega Drive 3, com 86 jogos na memória, inclusive algumas adaptações de games da Electronic Arts feitas originalmente para celulares, como "The Sims 2" e "Need for Speed Pro Street".

Sim Colegas!Para Mim,o Mega Drive Marcou a Infacia!Pois eu ja Cheguei a Quebrar varios Controles dele!POr Isso Pra Mim,Isso Foi Uma Noticia Muito Especial!^^

Nenhum comentário: